Câmara em Ação

Nova Lei Municipal, aprovada pelos Vereadores, estabelece gestão do ensino e critérios para escolha de diretores nas escolas da rede municipal de Piratuba

A Câmara de Vereadores aprovou, em duas votações, o Projeto de Lei que institui a gestão democrática do ensino na rede pública municipal. O texto recebeu sanção no último dia 16 de agosto pelo prefeito em exercício, Vanderlei Weber.

O Projeto de Lei Complementar 121/2023 assegura a autonomia pedagógica escolar através da implantação do Projeto Político Pedagógico e do Plano de Gestão Escolar das unidades de ensino, pertencentes ao município de Piratuba.

O ponto de destaque do texto é a escolha de diretores. Conforme texto aprovado pelos vereadores, o critério mais importante na escolha do diretor ou diretora será o seu currículo profissional. Qualificações adicionais como pós-graduação, especialização e experiências contarão pontos no processo de análise. Será possível que o diretor ou diretora concorra a mais um período de comando, popularmente chamado de reeleição.

Outra regulamentação, presente no projeto, é o rito de escolha. Serão seis passos até a homologação do escolhido ou escolhida. São eles:

  • Análise do currículo;
  • Apresentação de declaração de negação de nepotismo;
  • Participação em reunião de orientação;
  • Entrega do plano de gestão da unidade escolar e carta de recomendação;
  • Apresentação de plano de gestão para banca examinadora;
  • Assinatura do termo de compromisso do gestor escolar.

O texto já está em vigor como forma de lei, valendo para a escolha de diretor ou diretora a partir de 2024. A íntegra da Lei pode ser conferida abaixo.

Leandro de Souza
Assessoria de Imprensa/Comunicação
Câmara de Vereadores de Piratuba

Amélia Poletto Hepp é a maior escola da rede municipal de ensino. Créditos da foto: Prefeitura de Piratuba

Veja as sessões no Facebook
Portal da Transparência
Câmara Mirim
Ouvidoria