A presidente do legislativo, vereadora Mareci Stempcosqui (PL), o líder de bancada MDB/PL na câmara, vereador Evelásio Vieira (MDB) e o vereador Dirceu Dalmagro (PSD) trouxeram, durante a palavra livre, críticas quanto a coleta e o tratamento do lixo em Piratuba.
A vereadora Mareci lembrou da importância da destinação correta do lixo como vetor de prevenção ao mosquito aedes. “Precisamos dar destinação legal ao nosso lixo. Não adiantar dar apenas o repelente para proteção, mas sim tomar cuidado quanto as calhas entupidas, fossas, latas e lixos. Infelizmente não damos o destino certo. Sem deixarmos água parada, o mosquito aedes não se cria” lembra a presidente. Outro ponto, lembrado por Mareci, diz respeito aos aterros que estariam sendo criados. “Precisamos tomar uma atitude a respeito da empresa de coleta de lixo, parece que estão se criando aterros e a coleta não está funcionando” finaliza.
Já o vereador Dirceu lembra que o local pode contaminar o meio ambiente. “Isso não é uma indicação, é uma indignação, do nosso aterro sanitário. Peço aos demais colegas vereadores para irmos até o aterro sanitário para ver o que está acontecendo. É um estado de calamidade pública. O chorume entra dentro das águas e vão aos arroios, contaminando o meio ambiente” lembra Dirceu.
Por sua vez, o vereador Evelásio Vieira (MDB) lembrou que o assunto já havia sido trazido na casa há algumas semanas, apoiando a realização de fiscalização dos vereadores quanto a este assunto. “Sobre o que o vereador Dirceu pediu, sou parceiro. Esse foi um levantamento feito pela vereadora Mareci em outra sessão, sobre a questão do lixo, não estava sendo reciclado, estava parada, com mal cheiro ao redor. Nada mais justo do que estarmos verificando a situação desse lixo” finaliza.
Leandro de Souza
Assessoria de Imprensa/Comunicação
Câmara de Vereadores de Piratuba