Foi um dia de conversa entre mulheres e para mulheres. Mais precisamente, na tarde desta quinta-feira, 30 de março, o anfiteatro do Centro de Eventos recebeu um público quase que todo do sexo feminino para debater a importância da mulher na política.
Idealizado pela bancada feminina da Câmara de Vereadores de Piratuba, contando com o apoio da AVAUC – Associação das Câmaras de Vereadores do Alto Uruguai Catarinense – e da empresa de mentoria e palestras “1 Salto a Mais – Liderança”, a 1º edição “Mulheres em Ação – A importância da mulher na política” trouxe a política como assunto central.
De forma leve e descontraída, a palestrante e empreendedora, Aline Höhne a mentora de inteligência emocional, Daia Ramos sabatinaram as autoridades convidadas. Fizeram o uso do palco, a presidente do MDB Mulher do estado e ex-deputada, Dirce Heiderschidt; a deputada estadual pelo PT e integrante da bancada feminina na Assembleia Legislativa, Luciane Carminatti; a ex-prefeita da cidade de Peritiba pelo PSD por dois mandatos, Neusa Klein; e a vice-prefeita da cidade de Capinzal pelo PL, Noemia Pizzamiglio.
Utilizando a palavra por aproximadamente 20 minutos, todas elas contaram histórias de sua trajetória política, de como a política entrou em suas vidas e o quanto ela é importante. A vereadora Gelci de Souza e a vereadora Mareci Stempcosqui utilizaram-se da palavra, como anfitriãs do evento.
A vice-prefeita de Capinzal, Noemia Pizzamiglio, acredita que a política pode coincidir com o dia a dia das mulheres. “Eu conclamo às mulheres pra que venham fazer parte da política. O primeiro ponto é você querer. O segundo é você ter o apoio da família e ser você, estando na política pode ser você mesma. Você não precisa se vulgarizar. Você não precisa ser diferente. Você continua com a sua vida normal. Somente que na política tem a contribuição de contribuir ainda mais com a sua comunidade no meio aonde você está inserida” destaca Noemia.
Para a presidente do MDB Mulher, Dirce Heiderschidt, a mulher precisa participar da política. “Mulher tem que participar da política. Nós estamos iniciando um processo eleitoral pra dois mil e vinte e quatro. Nós temos que motivar, capacitar, orientar e fazer chamamento para que nós tenhamos cada vez mais vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas. Com certeza aonde a mulher está ela é o equilíbrio. Fará a diferença numa câmara de vereadores, fará a diferença no município porque ela usa a razão, o coração e faz o equilíbrio que nós tanto precisamos na sociedade é importante encontros como esse” cita Dirce.
Já a representante da bancada feminina da Alesc, deputada Luciane Carminatti, a mulher precisa estar onde ela quer estar. “A política ela é bastante desafiadora, cheia de conflitos, mas é pela política que a gente muda a sociedade. E quando as mulheres se aproximam, as mulheres também vão pautando aquilo que é interesse das mulheres. Por isso, mulherada, vamos lá, vamos se envolver na comunidade, nas instituições, nas instâncias de decisão aparecer, vamos se juntar com outras mulheres, vamos ler, vamos estudar, vamos se informar e aí ano que vem também tem um período bem importante” finaliza.
Por fim, a presidente do legislativo, vereadora Gelci de Souza, lembra a importância deste evento. “Momento de agradecer. Momento de gratidão. Pela oportunidade de estarmos reunidas com esse tema tão importante que é a importância da participação da mulher na política. Evento este planejado, desenhado e organizado pela bancada feminina da Câmara de Vereadores de Piratuba e a Associação de Vereadores do Alto Uruguai catarinense. Agradecer a quem está presente, agradecer a quem contribuiu essas lideranças políticas que são exemplo contando um pouquinho da sua história. Lideranças femininas, mulheres na política independem da sigla partidária. São exemplos também de ousadia, superação e de transformação” cita Gelci.
Hoje, Piratuba possui três vereadoras na mesa diretora: Gelci de Souza como presidente, Marli Buselato como vice-presidente e Mareci Stempcosqui como primeira-secretária.
Leandro de Souza
Assessoria de Imprensa/Comunicação
Câmara de Vereadores de Piratuba