Câmara em Ação

Em resposta a vereadores, Celesc confirma investimentos que ultrapassam 6 milhões de reais

A CELESC – Centrais Elétricas de Santa Catarina – respondeu ao ofício enviado pelos vereadores, através de proposição do vereador Luiz Henrique – Jozinão (PSD), questionando a situação da rede de transmissão e disponibilidade de energia em Piratuba. O documento da empresa de economia mista foi lido durante sessão legislativa desta segunda-feira, 09 de setembro.

A concessionária informou de que, observados os indicadores de rede, o fornecimento de energia está dentro dos parâmetros requisitados pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – que é quem regula o setor no país. Apesar disto, a incidência do fenômeno El Nino com condições climáticas desfavoráveis acaba por elevar o número de interrupções de energia.

No ofício, assinado pelo gerente regional da estatal, Tiago Rambo, a Celesc confirma o investimento em um novo alimentador, que ultrapassará os 6 milhões de reais, e que está em construção. Será uma estrutura de rede compacta, blindando a rede contra defeitos transitórios, trazendo ainda mais segurança. Este está em construção e ainda não tem data para entrar em operação.

Por fim, a empresa explica que Piratuba conta com o sistema Self-Reeling, alimentando a fonte de eneregia elétrica de maneira automática. São dois alimentadores que trafegam em locais distintos, aumentando a segurança como um todo.

Manifestação dos vereadores

O vereador Luiz Henrique – Jozinão – destacou a resposta da concessionaria e o investimento que está sendo realizado em Piratuba. “Agradecer a resposta do ofício, através de documento, uma forma oficial, a resposta da Celesc. A gente sabe que, quando acontece eventos climáticos adversos, pode atrapalhar o fornecimento de energia, mas a gente sabe, é cobrado, teve dias que ficamos sem luz e não existia chuva, tampouco temporal. A gente está aqui para cobrar, recebe as demandas da população, então estamos aqui para fazer essas cobranças. Vale ressaltar no ofício, a gente até fica feliz, que a Celesc coloca que vai está fazendo novos investimentos, a construção de um novo alimentador, mais moderno, que vai gerar menos interrupções. A gente queria que não tivesse interrupções, mas fica feliz com o investimento” destaca o vereador.

Já o segundo secretário da mesa diretora, vererador Jhonny Spricigo (PSD) avaliou que os padrões da ANEEL citados no ofício são baixos. O parlamentar fez um balanço das inúmeras vezes aos quais faltou-se energia em Piratuba. “A questão da Celesc, veio uma resposta a contento. Eles falam dos padrões da Aneel, e devem ser baixíssimos. Eu recebo SMS cada vez que faltou luz. Do dia 29 de agosto ao dia 02 de outubro faltou luz sete vezes. A cada 05 dias tem interrupção, na média. Ficamos felizes que terá o investimento” manifesta Jhonny.

Leandro de Souza
Assessoria de Imprensa/Comunicação
Câmara de Vereadores de Piratuba

Foto: Arquivo / Prefeitura de Piratuba

Veja as sessões no Facebook
Portal da Transparência
Câmara Mirim
Ouvidoria