Câmara em Ação

Câmara de São Cristóvão do Sul conhece de perto o programa Vereador Mirim, da Câmara de Vereadores de Piratuba

Vereadores Mirins da Câmara de Vereadores de São Cristóvão do Sul viveram um dia de experiências com os Vereadores Mirins da Câmara de Vereadores de Piratuba. A visita ocorreu nesta terça-feira, 22 de agosto.

Considerado referência no estado, o programa Vereador Mirim de Piratuba, criado no ano passado, sob iniciativa da presidente da casa, vereadora Gelci de Souza, foi acompanhado de perto pelo corpo de servidoras da Câmara da cidade do Alto Vale do Rio do Peixe, oportunizando a troca de experiências com o corpo de servidores da Câmara de Vereadores de Piratuba.

O tour do grupo de visitantes, segundo a vereadora Gelci de Souza, iniciou ainda na manhã, com visita ao Parque Três Pinheiros, onde puderam andar de tirolesa e conhecer toda a estrutura proporcionada pelo local. No início da tarde, os vereadores mirins e corpo de servidores conheceram de perto o Parque Termal, visita esta coordenada pelo diretor administrativo e financeiro da Cia Hidromineral, Aislan Alex da Silva, repassando informações institucionais e técnicas sobre o funcionamento do que é oferecido pela Companhia Hidromineral de Piratuba.

O passeio seguiu com visita a praça do ferroviário e o letreiro que leva o nome da cidade, marca registrada quando o assunto são fotografias. Ao final, os convidados conheceram a sede do poder legislativo, acompanharam a sessão legislativa mirim e receberam, da presidente Gelci e dos vereadores mirins, uma lembrança desta visita cortesia.

Para a presidente, vereadora Gelci de Souza, a busca de outras Câmaras de Vereadores, no modelo de Piratuba, mostra a referência do trabalho realizado. “O programa vereador mirim começou através de um projeto piloto no ano passado, e devido a boa aceitação da comunidade e das escolas, prosseguiu em 2023. A visita dos amigos de São Cristóvão do Sul só mostra que este é um programa que veio para ficar, e que deve ser mantido e aperfeiçoado para os próximos anos” finalizou Gelci.

Sobre o programa

O programa Vereador Mirim é formado por alunos do sexto ao nono ano das escolas participantes, porém apenas alunos do oitavo e nono ano, com até 15 anos de idade, podem se candidatar. A escolha é realizada pelos alunos de todas as unidades de ensino participantes.

Importante destacar que não há vínculo político-partidário e os vereadores mirins não recebem pelos serviços prestados, mas participam de diversas atividades, promovidas pela Câmara de Vereadores.

Leandro de Souza
Assessoria de Imprensa/Comunicação
Câmara de Vereadores de Piratuba

Veja as sessões no Facebook
Portal da Transparência
Câmara Mirim
Ouvidoria