Setembro Amarelo: Psicóloga Karolina Kettermann e assistente Kenia abordam assuntos do setembro amarelo, em sessão do parlamento mirim

Integrando a programação do “Setembro Amarelo” o plenário Ivone Rogge recebeu, nesta terça-feira, 19 de setembro, a psicóloga Karolina Kettermann e a assistente social Kenia Munaretti. As profissionais, que atende na rede municipal de saúde, abordaram pontos trazidos durante a campanha do setembro amarelo.

Kettermann abriu sua participação na tribuna do plenário, encorajando o público no papel de prevenção. “Vocês sabiam que podem salvar uma vida?” citou a profissional, destacando a importância de cada um enquanto sociedade, principalmente no auxílio daqueles que mais precisam de atenção e cuidado.“Nós, pessoas, podemos salvar vidas” ressaltou a psicóloga.

Para destacar a importância de ações simples, mas que fazem a diferença, a assistente social Kênia trouxe um exemplo de uma pessoa, que procurou ajuda, através de mensagem por aplicativo. “Chegou uma pessoa, mandou um Whats e disse: preciso de ajuda. Somente isso. Fomos na casa, ela veio consultar, e sabe o que que ela pediu? Eu quero a minha mãe. A gente foi no interior, buscar a mãe dela e agora ela estava fazendo psicoterapia e está seguindo a vida dela” conta.

Durante a explanação, Karolina trouxe alguns dados para conhecimento do público. Em nosso país, a cada 45 minutos ocorre uma morte por suicídio, mas, para cada morte, tem outras 20 tentativas de atentado contra a própria vida. “Os números são altos e preocupantes” complementa. O suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 19 anos.

Por fim, Kettermann deixa um conselho, tanto para os vereadores mirins, quanto para o público: não podemos deixar que os pensamentos negativos criem “ninhos”. Pensamentos negativos acontecem, mas, precisamos dar valor a vida e entender que a vida é perfeita, deixando de alimentar os pensamentos ruins e alimentar as coisas boas.

Sobre a programação

A Câmara de Vereadores, entendendo da importância do tema, decidiu se unir e ser uma das entidades apoiadoras. Na programação oficial, duas datas compõe o plenário Ivone Rogge. A participação das psicólogas Karla Lenhardt Machado e Karoline Ketterman, em sessões legislativas do parlamento e parlamento mirim. Ambas foram transmitidas nas redes sociais do legislativo piratubense.

Datas restantes

20 e 21 de setembro

Palestra com grupos de idosos, com a psicóloga Karolina Ketterman e assistente social Kenia Munaretti Frozza

Local: Comunidades do interior

26 de setembro – 15h-17h

Palestra com profissionais de saúde, ministrado pela médica psiquiatra Tadiane Luiza Ficagna. Atendimentos de urgência e emergência serão realizados no Hospital Piratuba e Ipira

Local: Unidade Mista de Saúde / Unidade Básica de Saúde

27 de setembro

Parada na praça com a entrega de girassóis pela equipe do CRAS e material gráfico

Local: Praça do Ferroviário

Ao longo de setembro, outras atividades também serão realizadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e pelo grupo de jovens da Igreja Assembleia de Deus – datas a definirem.

Assessoria de Imprensa / Comunicação