Vereadores Mirins participam de seminário na cidade de Zortéa

Os vereadores mirins da nova legislatura (2023-2024) já cumpriram seu primeiro compromisso oficial como jovens parlamentares. Os nove vereadores titulares participaram nesta quarta-feira, 26 de abril, do Seminário de Iniciação do Vereador Mirim, encontro que reuniu ainda as Câmaras de Vereadores Mirins de Zortéa e Campos Novos.

As atividades, que tomaram toda a quarta-feira, focaram no aprimoramento do conhecimento aos jovens parlamentares. Em palestras, eles entenderam qual é o papel do vereador na sociedade onde vivem e aprenderam mais sobre a Constituição Federal, o Papel dos Três Poderes, além de uma palestra com oficina sobre oratória.

O secretário legislativo, Tiago Cowacicz, que acompanhou a comitiva piratubense, lembra que este é o primeiro de diversos eventos voltados à atuação dos Vereadores Mirins. “Dentro do programa Vereador Mirim, cada jovem eleito, seja ele titular ou suplente, participa de uma série de treinamentos, que lhes servirão para a vida toda. O seminário de hoje é o início de um ano legislativo cheio de atividades e responsabilidades” cita Tiago.

A coordenadora do programa na Câmara de Piratuba e presidente do legislativo – vereadora Gelci de Souza – destaca a importância no aprimoramento do conhecimento do Vereador Mirim. “Encontros como estes mostram a estes jovens o quão importante é o seu papel na sociedade. Além de se aprimorar nas legislações existentes, estes também aprimoram sua base de conhecimento para auxiliar no bem comum” friza Gelci.

De organização da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, pertencente a Alesc, o seminário contou com a expertise da casa de leis estadual, como a presença da coordenadora do programa na assembleia, a ex-deputada Marlene Fengler.